Os alunos do Diocesano Paulo VI têm um recado para você! - Colégio Diocesano Paulo VI

22/10/2019

Os alunos do Diocesano Paulo VI têm um recado para você! - Colégio Diocesano Paulo VI

Os alunos do Diocesano Paulo VI têm um recado para você! - Colégio Diocesano Paulo VI

Um dos diferenciais do nosso Colégio Diocesano Paulo VI é a responsabilidade socioambiental. 

TODA MUDANÇA COMEÇA COM O PRIMEIRO PASSO

Nas últimas décadas, haja vista as intensas transformações ambientais que o planeta está passando, a preocupação com o meio ambiente cresceu. E nós do Colégio Diocesano Paulo VI, a partir da iniciativa das professoras Ellen e Márcia, implantamos um projeto de Coleta Seletiva SOLIDÁRIA na escola, em conjunto com a Prefeitura de Suzano. 
A partir do trabalho realizado na Feira Cultural deste ano e o conhecimento adquirido, foram identificados os problemas que podem ser gerados pelo lixo, como por exemplo a poluição da água. E este projeto de Coleta Seletiva Solidária possibilita mudanças nas atitudes de nossa comunidade escolar e sua interação com a sociedade, uma vez que os nossos alunos reconhecem os diversos itens que são jogados fora durante o período de um dia, em especial na hora do intervalo: caixinha de suco, garrafa pet, latinha de refrigerante, saquinhos plásticos, papéis de bala, pedaços de alimentos, papéis diversos e outros.  
Por fim, nós do Colégio Diocesano Paulo VI desejamos contribuir efetivamente com a Educação Ambiental. Nossa intenção é modificar e melhorar a relação do homem com a natureza, ao promover reflexões sobre os problemas ambientais e mostrando que a qualidade de vida e as futuras gerações dependem de um desenvolvimento sustentável. Sabemos que o espaço escolar é o local adequado para a aprendizagem e disseminação de conhecimentos sobre o meio ambiente e, assim como a nossa visão, estaremos formando cidadãos críticos e conscientes que sejam capazes de discernir, escolher e decidir sobre o futuro. Que cientes dos diversos problemas ambientais sejam capazes de cooperar com a preservação do meio ambiente.

VOCÊ CONHECE A COLETA SOLIDÁRIA?

A Coleta Seletiva Solidária é focada na consolidação do ciclo da sustentabilidade, garantindo uma sociedade ambiental, social e economicamente sustentável. O processo acontece por meio da coleta de materiais que, nas mãos dos catadores de baixa renda associados, retornam à cadeia de reciclagem sem a exploração de mais recursos naturais.
A reciclagem é um dos pilares mais importantes da sustentabilidade, ao lado da reutilização e redução de consumo, pois, ao destinar os resíduos à cooperativa, você contribui com a preservação ambiental, além de incentivar a inclusão social por meio da geração de trabalho e renda aos catadores.

SAIBA MAIS SOBRE AS ORGANIZAÇÕES DE CATADORES

O modo de trabalho em cooperação mútua possibilita a inclusão socioeconômica dos catadores individuais, sendo que muitos deles, devido às condições de vulnerabilidade social, têm pouca chance de competir por uma vaga no mercado de trabalho. Desta forma, eles se organizam em cooperativas, associações ou núcleos em formação para coletar e comercializar os materiais recicláveis.

Os participantes de uma cooperativa também atuam como agentes de preservação ambiental, pois impedem que toneladas de materiais recicláveis sejam enviadas aos aterros sanitários ou lixões. Participando da Coleta Seletiva porta a porta, você proporciona aos catadores e suas respectivas famílias uma melhor qualidade de vida, respeito ao trabalho e dignidade.

**Link com o vídeo que serviu de inspiração:**
https://www.ohga.it/heart-of-plastic-la-versione-inglese-del-video-di-ohga-cuore-di-plastica/